domingo, 1 de agosto de 2010

CRECHE

PLANEJAMENTO ANUAL CRECHE BABY-LANDIA


I – Dados da Instituição:

EIMS

ESCOLA INFANTIL MAGIA DO SABERNÇA – C.P.C. – COMUNIDADE SORRISO AVENIDA CASTELO BRANCO Nº 33

CENTRO

SANTA BÁRBARA MG

escolainfantilmagia-dosaber@hotmail.com

II – FINALIDADE ESTATUÁRIA:

Tem por finalidade específica, de acordo com as leis

vigentes, promover a educação, atenção e proteção integral de crianças a partir de quatro

meses de idade a quatro anos.

OBJETIVO GERAL

Transmitir felicidade à criança, tratando-a com simplicidade, amor e atenção.

Criança é sempre criança e precisa de um tratamento especial, porém com igualdade, dentro da

diversidade de cada um no grupo, de forma a facilitar o desenvolvimento coerente, garantindo

que todos aprendam. Fazer um treinamento pedagógico com as monitoras, no início de cada

semestre e quando surgir uma necessidade urgente.

“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós

ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. – Paulo Freire

CRECHE BABY-LANDIA

(IMPORTANTE: SEGUIR SEMPRE AS ROTINAS DIÁRIAS DA SALA E

FAZER AS ANOTAÇÕES NECESSÁRIAS QUANTO A CADA CRIANÇA)

Proporcionar adaptação da Criança em um ambiente diferente do de sua casa.

Recebê-la com carinho e ternura.

Conversar com a Criança baixinho, cantarolar, para que ocorra o seu desenvolvimento

físico, mental e emocional de maneira sadia.

Quando a Criança chorar colocá-la no colo, conversar com ela para verificar o porque do

choro..

Estimulá-la ao crescimento sadio, através de um contato físico.

Na hora do banho, ensinar a Criança a brincar na água e a gostar de tomar banho.

Proteger a Criança de estímulos que possam dificultar sua separação da mãe.

Manter sempre na sala um clima de alegria e bom humor.

Brincar com os bebês de esconde-esconde.

Ouvir o som do chocalho e outros brinquedos.

Brincar de bola.

Mostrar às Crianças bonecas e bonecos; bichinhos de plástico e pelúcia, brincar com elas.

Os brinquedos oferecidos às Crianças serão trocados periodicamente.

O bebê deve ser colocado no colo para tocar em móbiles coloridos.

Deve-se alternar sua estada em quadrados, bebê-conforto, colo e chão.

Dar atenção individualizada a cada Criança.

Apertar bichinhos.

Mostrar objetos coloridos.

Demonstrar agrado ou desagrado, diante de suas necessidades essenciais.

Escolha de brinquedos quando colocados no chão para brincar.

Brincar no andador.

Participar em brincadeiras com outros.

Despertar o interesse em desprender-se da fralda e utilizar o vaso sanitário

Incentivar o interesse em experimentar novos alimentos.

Prevenção de acidentes e à saúde da Criança em geral.

Contato com animais e plantas.

Exploração das habilidades físicas, motoras e perceptivas das Crianças.

Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.

Observar e identificar imagens diversas..



Organização dos momentos, onde estão previstos cuidados com o corpo, banho, lavagem das

mãos, higiene oral e uso dos sanitários; repouso e brincadeiras ao ar livre. Observar o

desenvolvimento normal e coerente de cada criança, fazendo as anotações necessárias.

FEVEREIRO / MARÇO:

Adaptação da Criança na Creche e apresentação das monitoras para as mesmas.

Educação Social (respeitar a vez, ouvir com atenção).

Formação Humana.

Estabelecimento de regras.

Brincadeiras em grupo (contar estórias).

Artes:

- Colagem livre com palitos (usar palitos variados: sorvete, dente, churrasco);

- Colagem com palitos em grupo;

- Rasgar papéis com as mãos;

- Arrastar objetos;

- Pintura (giz de cera, lápis).

Estudos Sociais:

- Higiene (pentear os cabelos; escovar os dentes após as refeições);

- Como eu sou: sentir o próprio corpo (com e sem o uso de espelho), músicas (com

gestos), desenho do corpo, sentir i corpo vendo e não vendo, enfeitar o corpo, painel

(revistas, fotografias);

- Confecção da máscara para o carnaval;

- Comemoração do Carnaval;

- Comemoração do dia da Mulher;

- Comemoração do dia do Circo;.

- Semana da nutrição: ( 26 à 31 / 03 ), Palestra para os pais; teatro de fantoches,

confecção de salada de frutas com as Crianças.

- Órgãos do Sentido: (iniciação do paladar e audição) bater palmas; ouvir sons e ruídos;

sentir o doce e o salgado e paladares de diferentes alimentos; aprender a ouvir sons

baixo; falar em voz baixa com as Crianças.

- Levá-las a separar o que pode e o que não pode (ex.: guardar o brinquedo na caixa

depois do período de brincadeiras);

- Falar sobre o tempo;

- Atividades de Educação Física;

ABRIL:

Educação Social (regras);

Formação Humana;

Semana dos bons Dentes:

Cartaz de escova confeccionada com cartolina e fósforos; reforço nos procedimentos

corretos para a escovação dos dentes.

Língua Portuguesa:

- Em roda (acontecimentos do final de semana e programação diária); coordenação motora

(grossa e fina); ler estórias; que cada Criança saiba falar o seu nome e se identifique.

Matemática:

- Tamanho, peso, noção de espaço (bola ao cesto, cartaz, músicas, estórias, objetos

dentro e fora da sala de aula).

Estudos Sociais e Ciências:

- Comemoração do dia mundial da saúde (07/04): usar o vaso sanitário; deixar a chupeta;

lavar as mãos; comer sozinha; pedalar; atividades de educação física.

- Comemoração da Páscoa: música, máscaras, painel, confecção de cesta com ovos de

chocolate;.

- Comemoração do dia do índio (19/04): máscaras, pintura, cartaz, figuras, músicas,

colares (macarrão e canudinho), vestimentas, painel; colar figuras; recorte com as mãos;

brincar com bolas de diferentes cores e tamanhos.

- Iniciação do tema do dia do trabalho (01/05).

MAIO: 

Educação Social (regras e músicas);

Ler para as Crianças, pequenas estórias;

Formação Humana (ser amigo, aprender a repartir);

Atividades de Educação Física;

Dança;

Estudos Sociais;

- Comemoração do dia do Trabalho (01/05): painel, visitação aos profissionais da Creche;

- Comemoração do dia das Mães (07/05): painel, fotos, revistas e música. Homenagem às

Mães (leitura de uma mensagem por uma das monitoras, entrega de rosas e cartões

confeccionados pelas Crianças);

Matemática:

- Cores primárias (vermelho), mosaico, pintura; modelagem com massinha

JUNHO: 

Educação Social (regras e músicas);

Ler para as Crianças;

Rodinha das novidades;

Formação Humana.

Matemática:

- Iniciar o trabalho com a cor amarela.

Estudos Sociais:

- Festa Junina (11/06): culinária (pipoca, suco, bolo de fubá), dança junina, vestimentas,

músicas, cartaz, painel, fotografia, sucata

Obs.: utilizar varal em todas as atividades; motivar e incentivar as Crianças; jamais ridicularizar

as Crianças e elogiar sempre o comportamento positivo.

JULHO: 

Recreação (empilhar objetos; encaixar; folhear; montar; colar; pintar)

Leitura de estórias.

AGOSTO:

Educação Social (regras);

Formação Humana;

Representação de estórias pelas monitoras;

Língua Portuguesa

- Falar corretamente

Modelagem;

Atividades de Educação Artística;

Conversar com as Crianças sobre os cães, importância da vacinação, mandar bilhete para

casa falando sobre a vacinação de animais domésticos, higiene, fotos de animais, etc.

Matemática:

- Introduzir tamanho: maior e menor

Comemoração do dia do carteiro;

Comemoração do dia dos Pais:

- Lembrancinha; painel (com quem o papai se parece?), música, oração, folhinha de

atividades.



Comemoração do Folclore (22 a 28 / 08):

- Estórias, músicas, máscaras, etc.

Comemoração do dia do soldado (25 / 08):

- Chapéu de jornal, música, etc.

- Brinquedos de encaixar.

SETEMBRO:.

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Educação Social (regras e músicas);

Formação Humana (conversar com as Crianças);

Ler para as Crianças;

Matemática:

- Trabalhar com a cor azul

Brincadeiras de marchar, andar em fila reta, em caracol; cuidado com as plantas,

Representação de estórias pelas monitoras;

Distinguir tamanhos e espessuras;

Brincadeiras de pular;

Modelagem;

Atividades de Educação Física;

Independência do Brasil (Dia do Brasil): Bandeira com as cores do Brasil; oração pelo Brasil

e música.

Dia da árvore:

- Música, horta, importância da sombra, dos frutos, da madeira; painel (colagem de folhas),

mosaico (árvore), plantar um alpiste na terra, confeccionar lembranças do tema.

Primavera:

Cartaz com flores verdadeiras; plantar flores no jardim da Creche. Painel de pessoas

cuidando e outro de pessoas não cuidando da natureza; fazer cesta de garrafa (flor

dobradura).



Trazer aves e pequenos animais na Creche.

OUTUBRO: 

Semana da proteção aos animais ( 04 a 08 /10 )

- Fantoches, teatro e música.

Comemoração do dia da ave (05/10) – trazer aves à Creche.

Matemática:

- Embaixo, em cima, de lado, de frente, etc.

Comemoração do Dia da Criança e do Professor (11/10):.

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Lembranças (cone com desenho), música, fotos das Crianças para um painel;

Semana dos bons Dentes: (23 a 27 / 10).

NOVEMBRO: 

Educação Social (regras, músicas e poesias);

Formação Humana;

Ler para as Crianças;

Resumo das cores primárias;

Dia da Bandeira (19/11):

Painel, cores da bandeira, confeccionar a bandeira (mosaico, lantejoulas, canudos), etc.

Dia da Música:

Chocalho com latinha (areia); painel; show de calouros.

Distinguir sons de diferentes objetos.

Atividades de Educação Física.

DEZEMBRO: 

Ler para as Crianças; músicas, cantos e poesias.

Dançar.

Atividades de Educação Física.

Coordenação motora fina e grossa: rasgar papel, bola ao cesto; amassar e bolinhas de

papel.



Atividade de Educação Artística:

Pintura a dedo; guache.

Comemoração do Natal:

Nascimento de Jesus (painel);

Lembrança: anjo em cone; sinos.

Festa de Natal..

MATERNAL 2

( Maternal 2 – três anos a quatro anos )

Organizar e limitar dificuldades, reduzir os erros, permitindo tentativas inteligentes que permitem

a aprendizagem. Fazer as anotações necessárias quanto a cada criança.

CONTEÚDOS: 

Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e

sentimentos em situações cotidianas.

Desenvolver a iniciativa para resolver pequenas situações problemáticas cotidianas, pedindo

ajuda se necessário.

Interagir com os coleguinhas e demais pessoas com as quais convive.

Participar de brincadeiras onde possam escolher os brinquedos e os parceiros.

Trabalhar órgãos dos sentidos.

Trabalhar cores.

Participar de brincadeiras com meninos e meninas de jogar bola, casinha, etc. ( “ o faz de

conta ” ). Falar ao telefone.

Conversar com a criança. Organizar rodas de conversa. Deixar que ela conte feitos

ocorridos. Ouvir suas queixas. Propiciar o diálogo. Ouvir estórias. Manusear livros e revistas.

Repetir as palavras corretamente.

Ensinar a criança a escutar.

Pedir a ajuda da criança na realização de pequenas tarefas.

Valorizar a limpeza e aparência pessoal.

Conhecer e utilizar algumas regras de convívio social.

Relacionamento com os coleguinhas, uso de materiais e espaço físico adequados..

Procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos e bucal, cuidados e limpeza

de várias partes do corpo.

Utilização adequada dos sanitários.

Cuidados com as situações de risco no seu ambiente.

Procurar entender o choro infantil e propiciar o encaminhamento adequado para solucionar a

situação.



Participar de brincadeiras que envolvam correr, subir, descer, escorregar, movimentar-se,

dançar, etc.

Ouvir produções musicais e Cantar.

Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças e improvisação musical.

Bandinha rítmica.

Uso do desenho, pintura, modelagem, colagem, desenvolvendo o gosto por aquilo que faz.

Uso de diferentes texturas.

Argila, massa de modelar. Empilhar objetos.

Comentar os desenhos assistidos com as crianças.

Comentários diários sobre o tempo.

Uso adequado do lixo. Uso da água e energia elétrica.

Conhecimento e cuidados básicos de pequenos animais domésticos, como o cão e o gato.

Cuidados com as plantas.

Contar quando está doente.

Utilizar a contagem oral (cantigas que incluem diferentes formas de contagem – ex.: “a

galinha do vizinho”, “um dois, feijão com arroz”.

Usar brinquedos de encaixe.

Uso de espaço externo: parquinho, espaço coberto

Jogos de esconder e pegar.

Uso de Brinquedoteca (espaço lúdico).

Além deste conteúdo programado para o decorrer do ano, serão incluídas as datas cívicas e

comemorativas dos diferentes meses do ano. Lembrar:

FEVEREIRO / MARÇO:

Carnaval

Dia do Circo

Semana da Nutrição ( 26 a 31/03 )

ABRIL: 

Comemoração do Dia Mundial da Saúde ( 07/04 )

Páscoa

Dia do Índio ( 19/04 )

MAIO: 

Dia do Trabalho ( 01/05 )

Dia das Mães ( 2º Domingo do mês )

JUNHO: 

Festa Junina (cantigas, estórias e danças)

AGOSTO: 

Folclore (representação, estórias e danças).

Vacinação de cães e gatos

Comemoração do Dia do Carteiro

SETEMBRO: 

Independência do Brasil ( 07/09 )

OUTUBRO: 

Semana de proteção aos animais ( 4 a 8 /10 )

Comemoração do Dia da Ave ( 05/10 )

Dia da Criança ( 12/10 )

Dia do Professor ( 15/10 )

Semana dos bons dentes ( 23 a 27/10 )

NOVEMBRO: 

Proclamação da República ( 15/11 )

Dia da Bandeira ( 19/11 )

DEZEMBRO: 

Comemoração do Natal – Nascimento de Jesus

Festa de encerramento do ano.



CONCLUSÃO GERAL

Transmitir às crianças conhecimentos que atinjam a parte afetiva,

que penetrem em seu modo de ser e em seu coração;

o sucesso visado será sempre o bem estar das crianças

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