PLANEJAMENTO ANUAL CRECHE BABY-LANDIA
I – Dados da Instituição:
EIMS
ESCOLA INFANTIL MAGIA DO SABERNÇA – C.P.C. – COMUNIDADE SORRISO AVENIDA CASTELO BRANCO Nº 33
CENTRO
SANTA BÁRBARA MG
escolainfantilmagia-dosaber@hotmail.com
II – FINALIDADE ESTATUÁRIA:
Tem por finalidade específica, de acordo com as leis
vigentes, promover a educação, atenção e proteção integral de crianças a partir de quatro
meses de idade a quatro anos.
OBJETIVO GERAL
Transmitir felicidade à criança, tratando-a com simplicidade, amor e atenção.
Criança é sempre criança e precisa de um tratamento especial, porém com igualdade, dentro da
diversidade de cada um no grupo, de forma a facilitar o desenvolvimento coerente, garantindo
que todos aprendam. Fazer um treinamento pedagógico com as monitoras, no início de cada
semestre e quando surgir uma necessidade urgente.
“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós
ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. – Paulo Freire
CRECHE BABY-LANDIA
(IMPORTANTE: SEGUIR SEMPRE AS ROTINAS DIÁRIAS DA SALA E
FAZER AS ANOTAÇÕES NECESSÁRIAS QUANTO A CADA CRIANÇA)
Proporcionar adaptação da Criança em um ambiente diferente do de sua casa.
Recebê-la com carinho e ternura.
Conversar com a Criança baixinho, cantarolar, para que ocorra o seu desenvolvimento
físico, mental e emocional de maneira sadia.
Quando a Criança chorar colocá-la no colo, conversar com ela para verificar o porque do
choro..
Estimulá-la ao crescimento sadio, através de um contato físico.
Na hora do banho, ensinar a Criança a brincar na água e a gostar de tomar banho.
Proteger a Criança de estímulos que possam dificultar sua separação da mãe.
Manter sempre na sala um clima de alegria e bom humor.
Brincar com os bebês de esconde-esconde.
Ouvir o som do chocalho e outros brinquedos.
Brincar de bola.
Mostrar às Crianças bonecas e bonecos; bichinhos de plástico e pelúcia, brincar com elas.
Os brinquedos oferecidos às Crianças serão trocados periodicamente.
O bebê deve ser colocado no colo para tocar em móbiles coloridos.
Deve-se alternar sua estada em quadrados, bebê-conforto, colo e chão.
Dar atenção individualizada a cada Criança.
Apertar bichinhos.
Mostrar objetos coloridos.
Demonstrar agrado ou desagrado, diante de suas necessidades essenciais.
Escolha de brinquedos quando colocados no chão para brincar.
Brincar no andador.
Participar em brincadeiras com outros.
Despertar o interesse em desprender-se da fralda e utilizar o vaso sanitário
Incentivar o interesse em experimentar novos alimentos.
Prevenção de acidentes e à saúde da Criança em geral.
Contato com animais e plantas.
Exploração das habilidades físicas, motoras e perceptivas das Crianças.
Interesse em experimentar novos alimentos e comer sem ajuda.
Observar e identificar imagens diversas..
Organização dos momentos, onde estão previstos cuidados com o corpo, banho, lavagem das
mãos, higiene oral e uso dos sanitários; repouso e brincadeiras ao ar livre. Observar o
desenvolvimento normal e coerente de cada criança, fazendo as anotações necessárias.
FEVEREIRO / MARÇO:
Adaptação da Criança na Creche e apresentação das monitoras para as mesmas.
Educação Social (respeitar a vez, ouvir com atenção).
Formação Humana.
Estabelecimento de regras.
Brincadeiras em grupo (contar estórias).
Artes:
- Colagem livre com palitos (usar palitos variados: sorvete, dente, churrasco);
- Colagem com palitos em grupo;
- Rasgar papéis com as mãos;
- Arrastar objetos;
- Pintura (giz de cera, lápis).
Estudos Sociais:
- Higiene (pentear os cabelos; escovar os dentes após as refeições);
- Como eu sou: sentir o próprio corpo (com e sem o uso de espelho), músicas (com
gestos), desenho do corpo, sentir i corpo vendo e não vendo, enfeitar o corpo, painel
(revistas, fotografias);
- Confecção da máscara para o carnaval;
- Comemoração do Carnaval;
- Comemoração do dia da Mulher;
- Comemoração do dia do Circo;.
- Semana da nutrição: ( 26 à 31 / 03 ), Palestra para os pais; teatro de fantoches,
confecção de salada de frutas com as Crianças.
- Órgãos do Sentido: (iniciação do paladar e audição) bater palmas; ouvir sons e ruídos;
sentir o doce e o salgado e paladares de diferentes alimentos; aprender a ouvir sons
baixo; falar em voz baixa com as Crianças.
- Levá-las a separar o que pode e o que não pode (ex.: guardar o brinquedo na caixa
depois do período de brincadeiras);
- Falar sobre o tempo;
- Atividades de Educação Física;
ABRIL:
Educação Social (regras);
Formação Humana;
Semana dos bons Dentes:
Cartaz de escova confeccionada com cartolina e fósforos; reforço nos procedimentos
corretos para a escovação dos dentes.
Língua Portuguesa:
- Em roda (acontecimentos do final de semana e programação diária); coordenação motora
(grossa e fina); ler estórias; que cada Criança saiba falar o seu nome e se identifique.
Matemática:
- Tamanho, peso, noção de espaço (bola ao cesto, cartaz, músicas, estórias, objetos
dentro e fora da sala de aula).
Estudos Sociais e Ciências:
- Comemoração do dia mundial da saúde (07/04): usar o vaso sanitário; deixar a chupeta;
lavar as mãos; comer sozinha; pedalar; atividades de educação física.
- Comemoração da Páscoa: música, máscaras, painel, confecção de cesta com ovos de
chocolate;.
- Comemoração do dia do índio (19/04): máscaras, pintura, cartaz, figuras, músicas,
colares (macarrão e canudinho), vestimentas, painel; colar figuras; recorte com as mãos;
brincar com bolas de diferentes cores e tamanhos.
- Iniciação do tema do dia do trabalho (01/05).
MAIO:
Educação Social (regras e músicas);
Ler para as Crianças, pequenas estórias;
Formação Humana (ser amigo, aprender a repartir);
Atividades de Educação Física;
Dança;
Estudos Sociais;
- Comemoração do dia do Trabalho (01/05): painel, visitação aos profissionais da Creche;
- Comemoração do dia das Mães (07/05): painel, fotos, revistas e música. Homenagem às
Mães (leitura de uma mensagem por uma das monitoras, entrega de rosas e cartões
confeccionados pelas Crianças);
Matemática:
- Cores primárias (vermelho), mosaico, pintura; modelagem com massinha
JUNHO:
Educação Social (regras e músicas);
Ler para as Crianças;
Rodinha das novidades;
Formação Humana.
Matemática:
- Iniciar o trabalho com a cor amarela.
Estudos Sociais:
- Festa Junina (11/06): culinária (pipoca, suco, bolo de fubá), dança junina, vestimentas,
músicas, cartaz, painel, fotografia, sucata
Obs.: utilizar varal em todas as atividades; motivar e incentivar as Crianças; jamais ridicularizar
as Crianças e elogiar sempre o comportamento positivo.
JULHO:
Recreação (empilhar objetos; encaixar; folhear; montar; colar; pintar)
Leitura de estórias.
AGOSTO:
Educação Social (regras);
Formação Humana;
Representação de estórias pelas monitoras;
Língua Portuguesa
- Falar corretamente
Modelagem;
Atividades de Educação Artística;
Conversar com as Crianças sobre os cães, importância da vacinação, mandar bilhete para
casa falando sobre a vacinação de animais domésticos, higiene, fotos de animais, etc.
Matemática:
- Introduzir tamanho: maior e menor
Comemoração do dia do carteiro;
Comemoração do dia dos Pais:
- Lembrancinha; painel (com quem o papai se parece?), música, oração, folhinha de
atividades.
Comemoração do Folclore (22 a 28 / 08):
- Estórias, músicas, máscaras, etc.
Comemoração do dia do soldado (25 / 08):
- Chapéu de jornal, música, etc.
- Brinquedos de encaixar.
SETEMBRO:.
7
Educação Social (regras e músicas);
Formação Humana (conversar com as Crianças);
Ler para as Crianças;
Matemática:
- Trabalhar com a cor azul
Brincadeiras de marchar, andar em fila reta, em caracol; cuidado com as plantas,
Representação de estórias pelas monitoras;
Distinguir tamanhos e espessuras;
Brincadeiras de pular;
Modelagem;
Atividades de Educação Física;
Independência do Brasil (Dia do Brasil): Bandeira com as cores do Brasil; oração pelo Brasil
e música.
Dia da árvore:
- Música, horta, importância da sombra, dos frutos, da madeira; painel (colagem de folhas),
mosaico (árvore), plantar um alpiste na terra, confeccionar lembranças do tema.
Primavera:
Cartaz com flores verdadeiras; plantar flores no jardim da Creche. Painel de pessoas
cuidando e outro de pessoas não cuidando da natureza; fazer cesta de garrafa (flor
dobradura).
Trazer aves e pequenos animais na Creche.
OUTUBRO:
Semana da proteção aos animais ( 04 a 08 /10 )
- Fantoches, teatro e música.
Comemoração do dia da ave (05/10) – trazer aves à Creche.
Matemática:
- Embaixo, em cima, de lado, de frente, etc.
Comemoração do Dia da Criança e do Professor (11/10):.
8
Lembranças (cone com desenho), música, fotos das Crianças para um painel;
Semana dos bons Dentes: (23 a 27 / 10).
NOVEMBRO:
Educação Social (regras, músicas e poesias);
Formação Humana;
Ler para as Crianças;
Resumo das cores primárias;
Dia da Bandeira (19/11):
Painel, cores da bandeira, confeccionar a bandeira (mosaico, lantejoulas, canudos), etc.
Dia da Música:
Chocalho com latinha (areia); painel; show de calouros.
Distinguir sons de diferentes objetos.
Atividades de Educação Física.
DEZEMBRO:
Ler para as Crianças; músicas, cantos e poesias.
Dançar.
Atividades de Educação Física.
Coordenação motora fina e grossa: rasgar papel, bola ao cesto; amassar e bolinhas de
papel.
Atividade de Educação Artística:
Pintura a dedo; guache.
Comemoração do Natal:
Nascimento de Jesus (painel);
Lembrança: anjo em cone; sinos.
Festa de Natal..
MATERNAL 2
( Maternal 2 – três anos a quatro anos )
Organizar e limitar dificuldades, reduzir os erros, permitindo tentativas inteligentes que permitem
a aprendizagem. Fazer as anotações necessárias quanto a cada criança.
CONTEÚDOS:
Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e
sentimentos em situações cotidianas.
Desenvolver a iniciativa para resolver pequenas situações problemáticas cotidianas, pedindo
ajuda se necessário.
Interagir com os coleguinhas e demais pessoas com as quais convive.
Participar de brincadeiras onde possam escolher os brinquedos e os parceiros.
Trabalhar órgãos dos sentidos.
Trabalhar cores.
Participar de brincadeiras com meninos e meninas de jogar bola, casinha, etc. ( “ o faz de
conta ” ). Falar ao telefone.
Conversar com a criança. Organizar rodas de conversa. Deixar que ela conte feitos
ocorridos. Ouvir suas queixas. Propiciar o diálogo. Ouvir estórias. Manusear livros e revistas.
Repetir as palavras corretamente.
Ensinar a criança a escutar.
Pedir a ajuda da criança na realização de pequenas tarefas.
Valorizar a limpeza e aparência pessoal.
Conhecer e utilizar algumas regras de convívio social.
Relacionamento com os coleguinhas, uso de materiais e espaço físico adequados..
Procedimentos relacionados à alimentação e à higiene das mãos e bucal, cuidados e limpeza
de várias partes do corpo.
Utilização adequada dos sanitários.
Cuidados com as situações de risco no seu ambiente.
Procurar entender o choro infantil e propiciar o encaminhamento adequado para solucionar a
situação.
Participar de brincadeiras que envolvam correr, subir, descer, escorregar, movimentar-se,
dançar, etc.
Ouvir produções musicais e Cantar.
Participar de jogos e brincadeiras que envolvam danças e improvisação musical.
Bandinha rítmica.
Uso do desenho, pintura, modelagem, colagem, desenvolvendo o gosto por aquilo que faz.
Uso de diferentes texturas.
Argila, massa de modelar. Empilhar objetos.
Comentar os desenhos assistidos com as crianças.
Comentários diários sobre o tempo.
Uso adequado do lixo. Uso da água e energia elétrica.
Conhecimento e cuidados básicos de pequenos animais domésticos, como o cão e o gato.
Cuidados com as plantas.
Contar quando está doente.
Utilizar a contagem oral (cantigas que incluem diferentes formas de contagem – ex.: “a
galinha do vizinho”, “um dois, feijão com arroz”.
Usar brinquedos de encaixe.
Uso de espaço externo: parquinho, espaço coberto
Jogos de esconder e pegar.
Uso de Brinquedoteca (espaço lúdico).
Além deste conteúdo programado para o decorrer do ano, serão incluídas as datas cívicas e
comemorativas dos diferentes meses do ano. Lembrar:
FEVEREIRO / MARÇO:
Carnaval
Dia do Circo
Semana da Nutrição ( 26 a 31/03 )
ABRIL:
Comemoração do Dia Mundial da Saúde ( 07/04 )
Páscoa
Dia do Índio ( 19/04 )
MAIO:
Dia do Trabalho ( 01/05 )
Dia das Mães ( 2º Domingo do mês )
JUNHO:
Festa Junina (cantigas, estórias e danças)
AGOSTO:
Folclore (representação, estórias e danças).
Vacinação de cães e gatos
Comemoração do Dia do Carteiro
SETEMBRO:
Independência do Brasil ( 07/09 )
OUTUBRO:
Semana de proteção aos animais ( 4 a 8 /10 )
Comemoração do Dia da Ave ( 05/10 )
Dia da Criança ( 12/10 )
Dia do Professor ( 15/10 )
Semana dos bons dentes ( 23 a 27/10 )
NOVEMBRO:
Proclamação da República ( 15/11 )
Dia da Bandeira ( 19/11 )
DEZEMBRO:
Comemoração do Natal – Nascimento de Jesus
Festa de encerramento do ano.
CONCLUSÃO GERAL
Transmitir às crianças conhecimentos que atinjam a parte afetiva,
que penetrem em seu modo de ser e em seu coração;
o sucesso visado será sempre o bem estar das crianças
Nenhum comentário:
Postar um comentário