domingo, 1 de agosto de 2010

PLANEJAMENTO ANUAL 1º PERÍODO

PLANEJAMENTO 1º PERIODO


LINGUAGEM DO CONHECIMENTO – LÍNGUA PORTUGUESA



DESCRITORES

CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS AVALIAÇÃO



Linguagem Oral; Linguagem Escrita;

Pratica de Leitura;

Prática de Escrita;

Socialização;

Função e representação;

Valores



*Identificar portadores de textos em outros objetos;

*Reconhecer um personagem de um texto lido pelo professor;

*Reconhecer letras do alfabeto;

*Grafar corretamente o próprio nome;

* Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos, contando suas vivências;

* Valorizar a leitura com fonte de prazer e entretenimento;

*Diferenciar desenho de escrita;

*Produzir textos oralmente;

* Recontar

histórias com ajuda do professor aproximando-se da original;

*Garantir a prontidão para o domínio da leitura e da escrita;

*Construir a prática da leitura e da escrita;

*Dominar a linguagem e interagir com o meio socializando conhecimentos;

*Iniciar a apropriação da leitura e da escrita;

*Utilizar diferentes tipos de portadores de literatura;

* Oferecer a criança uma ambiente repleto de recursos;

* Trabalhar diretamente com as letras do alfabeto motivando-os a representar o próprio nome;

* Estimular o reconto das histórias individualmente ou coletivo;

* Valorizar a necessidade da leitura e da escrita do nome;

* Manifestar sentimento e idéias de forma clara;

*Participar de formas verbais como: Trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções;

* Explorar o conhecimento prévio das crianças em relação ao tema estudado;

Valorizar a fala e dar oportunidade para a criança expressar-se

*Saber ouvir;

* Escrever espontaneamente;

*Interessar-se pela leitura de histórias;

*Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;

*Memorizar pequenos textos;

* Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária;

* Reconhecer o próprio nome em situações em que é necessário na matéria, na pasta, etc.;



*Textos;

*Interação através da linguagem (Conversa informal, transmissão de avisos, recado e relato de experiências);

* Verbalização de idéias;

* Imitação representativa;

* Jogos simbólicos;

*Desenhos;

* Expressão verbal;

* Ficha com os nomes das crianças;

* Produção de texto diante de cenas únicas;

* Boliches com letras;

*Folha mimeografada;

*Revistas;

* Livros;

* Cola;

* Músicas;

* Pesquisas;

* Lousa;

* Giz;

* Brincadeiras;

* Retroprogetor;

*Realizar jogos de baralhos;

* Escrever espontaneamente;

* Hora d conto;

* Jogos de dados com letras;

* Bingos.

*Dramatização;

* Conversa formal e informal;

* Envolvimento com o grupo;

* Observação durante as atividades;

* Trabalho em grupo;

* Sondagem da escrita.


PLANEJAMENTO 2010

LINGUAGEM DO CONHECIMENTO – MATEMÁTICA



DESCRITORES CURRICULARES

CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS AVALIAÇÃO

* Números e sistema de numeração;

* Grandezas e medidas;

* Espaços e forma.

*Conceitos matemáticos

(mais e menos, longe e perto, mais estrito e mais grosso, curto e comprido, grosso e fino, pesado e leve, maior e menor, igual e diferente, quente e frio);

* Noções de tempo;

* Conjunto vazio, unitário e limites.

*Levar a criança a utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;

* Quantificar utilizando linguagem oral e notação numérica ou registro não convencional;

* Descrever pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência;

* Explorar e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras como forma, tipo de contornos, faces planas e outros;

* Saber marcar tempo por meio de calendário;

* Explicitar e representar posições de pessoas e objetos;

* Estabelecer relações simples na comparação de dados.

* Organizar seqüência de números de objetos;

* Realizar contagens (objetos, alunos, músicas, brincadeiras, boliche, amarelinha e etc.);

* Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais e etc.;

* Reconhecer e valorizar os números,

*Reconhecer as contagens orais

* Reconhecer as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;

* formar conceitos de números, conjuntos e limites.

* Grafar corretamente os numerais de 0 á 9

* Identificar figuras geométricas;

* Diferenciar números de letras;

* Identificar números de objetos;

*Levar a criança a vivenciar os conceitos matemáticos no seu dia-a-dia;

*Experiências envolvendo noções de tempo;

* Explorar diferentes materiais;

* Utilizar o próprio corpo, brinquedos e objetos escolares na descoberta de cada um; * Calendário;

* Blocos lógicos;

* Material concreto

(palito de picolé, tampinha de garrafa, barbante e etc.);

*Jogos;

* Brincadeiras;

* Músicas;

* Retro projetor;

* Excursões;

* Giz;

* Lousa;

* folha mimeografada;

* giz de cera;

* Lápis de cor

* Cola;

* Tesoura. * Desenhos;

* Questionar os alunos;

* Trabalhos coletivos;

*Jogos que exijam raciocínio



PLANEJAMENTO 2010

LINGUAGEM DO CONHECIMENTO – NATUREZA E SOCIEDADE

(GEOGRAFIA / HISTÓRIA)



DESCRITORES CURRICULARES

CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS

AVALIAÇÃO

* A criança e a família

* A criança e a escola;

* Meios de Comunicação e transporte;

* Necessidades Básicas:

> Moradia;

> Saúde;

> Vestuário;

> Família;

>Afeto;

> Educação;

> Alimentação. * Desenvolver a curiosidade pelo mundo social e natural;

* Manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos;

* Buscar informações e confrontar idéias;

* conhecer o modo de ser e trabalhar de alguns grupos;

* Possibilitar a percepção das necessidades básicas para a sobrevivência;

* Valorizar e utilizar os meios de comunicação.

Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo;

* Manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;

* Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem;

* Valorizar a importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana;

* Identificar os espaços da escola e as pessoas que trabalham nela;

* Identificar as funções e os instrumentos que elas utilizam.

* Reconhecimento de si próprio como membro de uma família;

* Identificar os componentes da família;

* Datas significativas;

* Conhecimento do espaço físico da escola, suas dependências, materiais disponíveis;

* Identificar as pessoas que trabalham na escola;

* Identificar os instrumentos usados no trabalho escolar e no trabalho do aluno;

* Valorizar a importância do trabalho;

* Conhecer os meios de comunicação e transporte;

* Reconhecer necessidades básicas como:

> Saúde, > Educação,

> Moradia, > Alimentação.

>Família,

> Vestiário,

> Afeto

> Lazer, * Textos informativos;

* Brincadeiras;

* Jogos;

* Revistas;

* Jornais;

* Retro projetor;

* Músicas;

* Giz;

* Lousa;

* Folha mimeografada;

* Tesoura;

* Cola;

* Giz de cera;

* Lápis de cor;

* Livros;

* Pesquisa.

* Desenhos;

* Questionar os alunos;

* Trabalhos em grupo;

* Conversa informal.



PLANEJAMENTO 2010

LINGUAGEM DO CONHECIMENTO – MOVIMENTO



DESCRITORES CURRICULARES

CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS AVALIAÇÃO

*Expressividade;

*Equilíbrio e Coordenação.


*Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento;

*Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento com: força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;

* Controlar gradualmente o próprio movimento;

* Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo.

*Utilizar gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situação de interação;

*Aperfeiçoar seus recursos de deslocamentos e ajustar suas habilidades motoras para sua utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;

* Conhecer e identificar seus segmentos e elementos;

* Desenvolver cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.

* Demonstrar o equilíbrio e a coordenação dos movimentos;

*Desenvolver a coordenação viso motora e motora fina;

* Integração social;

* Identificar as diversas partes do corpo nomeando-as. *Espelho;

* Fantasia;

* Maquiagem;

* Bola;

* corda;

* Parquinho;

* Brincadeiras como:

Faz - de- conta, siga o mestre, seu lobo;

* Relaxamento;

* Brincadeiras de roda;

*Trabalhar com as partes do corpo;

* Música explorando os movimentos,

* Danças.


* Observar se as crianças percebem sensações e limites;

* Verificação da estrutura rítmica e da expressividade intencional;

* Observação do desenvolvimento motor.



PLANEJAMENTO 2010

LINGUAGEM DO CONHECIMENTO – ARTES VISUAIS





DESCRITORES CURRICULARES

CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS AVALIAÇÃO

* O fazer artístico;

* Apreciação em artes visuais * Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas, com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;

* Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção

* Respeitar , cuidar dos materiais , dos trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;

* Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar e modelar;

* Desenhar uma pessoa de maneira esquemática.

* Desenvolver a potencialidade criadora.

*Conhecer cores e seus nomes;

* Conhecer as principais partes do corpo;

*Expor emoções através da arte;

*Identificar obras de outros autores;

* Apreciar o fazer artístico;

* Produzir trabalhos manuais de maneira espontânea;

*Desenvolver noções de cor, forma, tamanho, limite e espaço;

* Desenvolver a capacidade de realizar dobraduras, recortes, modelagens, pinturas. * Pinturas sopradas em canudos, com esponjas;

* Marcas gráficas;

* Pincel;

* Lixa;

* Lápis preto, de cor e giz de cera;

* Massa;

* Obras de arte;

* Recortes;

* Pintura a dedo;

* Colagens. * Observação individual e em grupo;

* Avaliação processual, tendo caráter de análise e reflexão sobre as produções das crianças


PLANEJAMENTO 2010

LINGUAGEM DO CONHECIMENTO –MÚSICA





DESCRITORES CURRICULARES

CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS AVALIAÇÃO

* O fazer musical;

* Apreciação musical;

* Formação de hábitos e atitudes básicas a educação musical;

* Prontidão;

* Atenção;

* Memória;

* Direção de som.

* Audição;

* Percepção visual;

* Percepção auditiva. * Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros.

* Ampliar seu conhecimento do mundo;

* Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de interpretações musicais.

* Desenvolver o potencial inventivo e musical;

* distinguir os elementos básicos da música;

* Desenvolver e estimular a musicalidade por meio de canções, parlendas, jogos e brincadeiras;

*Desenvolver atividades básicas á formação de uma atitude necessária educação musical.

* Reconhecer a música como uma linguagem artística e expressão do pensamento;

* Realizar atividades propostas envolvendo cantigas e brincadeiras de roda e outras cantigas folclóricas;

* Realizar atividades propostas envolvendo jogos, parlendas, trava-língua e outros;

* Escolher e executar instrumentos sonoros básicos da bandinha escolar;

* Conhecer e apreciar canções que fazem parte do repertório popular de nossa cultura. * Aparelho de som;

* Músicas variadas;

* Instrumentos musicais.

* Tambor;

* Observação do aluno e do grupo;

* Envolvimento com as atividades.



PLANEJAMENTO 2010

LINGUAGEM DO CONHECIMENTO –NATUREZA E SOCIEDADE (CIÊNCIAS NATURAIS)



DESCRITORES CURRICULARES



CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS

HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS

AVALIAÇÃO

* Ser humano;

* Animais;

* Vegetais;

* Água;

* Prevenção de acidentes;

* Higiene * Utilizar expressivamente e intencionalmente o movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;

* Estabelecer algumas relações entre espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;

* Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;

* Percepção dos cuidados com o corpo, prevenção de acidentes e a saúde de forma geral;

* Valorizar atitudes relacionadas ao bem estar individual e coletivo

* Causas de acidentes.

* Construir conceitos sobre a importância do cuidado com o corpo e com a saúde;

* Construir e ampliar conceitos sobre a compreensão de fenômenos por meio da observação;

* Adquirir conhecimentos

* Esquema corporal;

* Explorar os órgãos dos sentidos;

* Identificar e reconhecer as partes do corpo humano;

* Ter consciência do corpo;

Ter auto-estima e autoconfiança;

*Cuidar do corpo e da saúde adequadamente conscientizando-se sobre a importância e a necessidade de uma boa alimentação;

* Identificar o valor nutritivo e a procedência dos alimentos;

* Compreender os principais problemas ambientais resultantes das atitudes do homem.

* Conhecimento de aspecto da vida animal;

*Características físicas (locomoção, voz, habitat, tamanho, cor, bico/ boca, pata/perna/garra, pêlo/ pena/escama e necessidade (água, ar, etc.);

* Observação e realização de experiências relacionadas aos estados da água;

* Utilizar espelho na sala de aula;

* Músicas;

* Vídeos;

* Livros;

* Brincadeiras;

* Retro projetor;

* Jogos;

* Debates;

* Giz;

* Lousa;

* Folha mimeografada;

* Lápis de cor;

* Tesoura;

* Cola;

* Pesquisa;

* Painéis.

* Revistas;

* Fotos;

* Modelagem * Avaliar o desenvolvimento do aluno durante brincadeiras e jogos;

* trabalhos em grupo;

* Relacionamento com os colegas;

* Cumprimento das regras;

* Atitudes diante das situações do dia-a-dia.

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