PLANEJAMENTO 1º PERIODO
LINGUAGEM DO CONHECIMENTO – LÍNGUA PORTUGUESA
DESCRITORES
CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS
HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS AVALIAÇÃO
Linguagem Oral; Linguagem Escrita;
Pratica de Leitura;
Prática de Escrita;
Socialização;
Função e representação;
Valores
*Identificar portadores de textos em outros objetos;
*Reconhecer um personagem de um texto lido pelo professor;
*Reconhecer letras do alfabeto;
*Grafar corretamente o próprio nome;
* Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos, contando suas vivências;
* Valorizar a leitura com fonte de prazer e entretenimento;
*Diferenciar desenho de escrita;
*Produzir textos oralmente;
* Recontar
histórias com ajuda do professor aproximando-se da original;
*Garantir a prontidão para o domínio da leitura e da escrita;
*Construir a prática da leitura e da escrita;
*Dominar a linguagem e interagir com o meio socializando conhecimentos;
*Iniciar a apropriação da leitura e da escrita;
*Utilizar diferentes tipos de portadores de literatura;
* Oferecer a criança uma ambiente repleto de recursos;
* Trabalhar diretamente com as letras do alfabeto motivando-os a representar o próprio nome;
* Estimular o reconto das histórias individualmente ou coletivo;
* Valorizar a necessidade da leitura e da escrita do nome;
* Manifestar sentimento e idéias de forma clara;
*Participar de formas verbais como: Trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas e canções;
* Explorar o conhecimento prévio das crianças em relação ao tema estudado;
Valorizar a fala e dar oportunidade para a criança expressar-se
*Saber ouvir;
* Escrever espontaneamente;
*Interessar-se pela leitura de histórias;
*Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
*Memorizar pequenos textos;
* Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária;
* Reconhecer o próprio nome em situações em que é necessário na matéria, na pasta, etc.;
*Textos;
*Interação através da linguagem (Conversa informal, transmissão de avisos, recado e relato de experiências);
* Verbalização de idéias;
* Imitação representativa;
* Jogos simbólicos;
*Desenhos;
* Expressão verbal;
* Ficha com os nomes das crianças;
* Produção de texto diante de cenas únicas;
* Boliches com letras;
*Folha mimeografada;
*Revistas;
* Livros;
* Cola;
* Músicas;
* Pesquisas;
* Lousa;
* Giz;
* Brincadeiras;
* Retroprogetor;
*Realizar jogos de baralhos;
* Escrever espontaneamente;
* Hora d conto;
* Jogos de dados com letras;
* Bingos.
*Dramatização;
* Conversa formal e informal;
* Envolvimento com o grupo;
* Observação durante as atividades;
* Trabalho em grupo;
* Sondagem da escrita.
PLANEJAMENTO 2010
LINGUAGEM DO CONHECIMENTO – MATEMÁTICA
DESCRITORES CURRICULARES
CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS
HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS AVALIAÇÃO
* Números e sistema de numeração;
* Grandezas e medidas;
* Espaços e forma.
*Conceitos matemáticos
(mais e menos, longe e perto, mais estrito e mais grosso, curto e comprido, grosso e fino, pesado e leve, maior e menor, igual e diferente, quente e frio);
* Noções de tempo;
* Conjunto vazio, unitário e limites.
*Levar a criança a utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam sua necessidade;
* Quantificar utilizando linguagem oral e notação numérica ou registro não convencional;
* Descrever pequenos percursos e trajetos, observando pontos de referência;
* Explorar e identificar propriedades geométricas de objetos e figuras como forma, tipo de contornos, faces planas e outros;
* Saber marcar tempo por meio de calendário;
* Explicitar e representar posições de pessoas e objetos;
* Estabelecer relações simples na comparação de dados.
* Organizar seqüência de números de objetos;
* Realizar contagens (objetos, alunos, músicas, brincadeiras, boliche, amarelinha e etc.);
* Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais e etc.;
* Reconhecer e valorizar os números,
*Reconhecer as contagens orais
* Reconhecer as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
* formar conceitos de números, conjuntos e limites.
* Grafar corretamente os numerais de 0 á 9
* Identificar figuras geométricas;
* Diferenciar números de letras;
* Identificar números de objetos;
*Levar a criança a vivenciar os conceitos matemáticos no seu dia-a-dia;
*Experiências envolvendo noções de tempo;
* Explorar diferentes materiais;
* Utilizar o próprio corpo, brinquedos e objetos escolares na descoberta de cada um; * Calendário;
* Blocos lógicos;
* Material concreto
(palito de picolé, tampinha de garrafa, barbante e etc.);
*Jogos;
* Brincadeiras;
* Músicas;
* Retro projetor;
* Excursões;
* Giz;
* Lousa;
* folha mimeografada;
* giz de cera;
* Lápis de cor
* Cola;
* Tesoura. * Desenhos;
* Questionar os alunos;
* Trabalhos coletivos;
*Jogos que exijam raciocínio
PLANEJAMENTO 2010
LINGUAGEM DO CONHECIMENTO – NATUREZA E SOCIEDADE
(GEOGRAFIA / HISTÓRIA)
DESCRITORES CURRICULARES
CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS
HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS
AVALIAÇÃO
* A criança e a família
* A criança e a escola;
* Meios de Comunicação e transporte;
* Necessidades Básicas:
> Moradia;
> Saúde;
> Vestuário;
> Família;
>Afeto;
> Educação;
> Alimentação. * Desenvolver a curiosidade pelo mundo social e natural;
* Manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos;
* Buscar informações e confrontar idéias;
* conhecer o modo de ser e trabalhar de alguns grupos;
* Possibilitar a percepção das necessidades básicas para a sobrevivência;
* Valorizar e utilizar os meios de comunicação.
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo;
* Manifestar opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando idéias;
* Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem;
* Valorizar a importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana;
* Identificar os espaços da escola e as pessoas que trabalham nela;
* Identificar as funções e os instrumentos que elas utilizam.
* Reconhecimento de si próprio como membro de uma família;
* Identificar os componentes da família;
* Datas significativas;
* Conhecimento do espaço físico da escola, suas dependências, materiais disponíveis;
* Identificar as pessoas que trabalham na escola;
* Identificar os instrumentos usados no trabalho escolar e no trabalho do aluno;
* Valorizar a importância do trabalho;
* Conhecer os meios de comunicação e transporte;
* Reconhecer necessidades básicas como:
> Saúde, > Educação,
> Moradia, > Alimentação.
>Família,
> Vestiário,
> Afeto
> Lazer, * Textos informativos;
* Brincadeiras;
* Jogos;
* Revistas;
* Jornais;
* Retro projetor;
* Músicas;
* Giz;
* Lousa;
* Folha mimeografada;
* Tesoura;
* Cola;
* Giz de cera;
* Lápis de cor;
* Livros;
* Pesquisa.
* Desenhos;
* Questionar os alunos;
* Trabalhos em grupo;
* Conversa informal.
PLANEJAMENTO 2010
LINGUAGEM DO CONHECIMENTO – MOVIMENTO
DESCRITORES CURRICULARES
CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS
HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS AVALIAÇÃO
*Expressividade;
*Equilíbrio e Coordenação.
*Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento;
*Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento com: força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
* Controlar gradualmente o próprio movimento;
* Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo.
*Utilizar gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situação de interação;
*Aperfeiçoar seus recursos de deslocamentos e ajustar suas habilidades motoras para sua utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
* Conhecer e identificar seus segmentos e elementos;
* Desenvolver cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.
* Demonstrar o equilíbrio e a coordenação dos movimentos;
*Desenvolver a coordenação viso motora e motora fina;
* Integração social;
* Identificar as diversas partes do corpo nomeando-as. *Espelho;
* Fantasia;
* Maquiagem;
* Bola;
* corda;
* Parquinho;
* Brincadeiras como:
Faz - de- conta, siga o mestre, seu lobo;
* Relaxamento;
* Brincadeiras de roda;
*Trabalhar com as partes do corpo;
* Música explorando os movimentos,
* Danças.
* Observar se as crianças percebem sensações e limites;
* Verificação da estrutura rítmica e da expressividade intencional;
* Observação do desenvolvimento motor.
PLANEJAMENTO 2010
LINGUAGEM DO CONHECIMENTO – ARTES VISUAIS
DESCRITORES CURRICULARES
CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS
HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS AVALIAÇÃO
* O fazer artístico;
* Apreciação em artes visuais * Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas, com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;
* Produzir trabalhos de artes, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção
* Respeitar , cuidar dos materiais , dos trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupo;
* Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários para desenhar, pintar e modelar;
* Desenhar uma pessoa de maneira esquemática.
* Desenvolver a potencialidade criadora.
*Conhecer cores e seus nomes;
* Conhecer as principais partes do corpo;
*Expor emoções através da arte;
*Identificar obras de outros autores;
* Apreciar o fazer artístico;
* Produzir trabalhos manuais de maneira espontânea;
*Desenvolver noções de cor, forma, tamanho, limite e espaço;
* Desenvolver a capacidade de realizar dobraduras, recortes, modelagens, pinturas. * Pinturas sopradas em canudos, com esponjas;
* Marcas gráficas;
* Pincel;
* Lixa;
* Lápis preto, de cor e giz de cera;
* Massa;
* Obras de arte;
* Recortes;
* Pintura a dedo;
* Colagens. * Observação individual e em grupo;
* Avaliação processual, tendo caráter de análise e reflexão sobre as produções das crianças
PLANEJAMENTO 2010
LINGUAGEM DO CONHECIMENTO –MÚSICA
DESCRITORES CURRICULARES
CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS
HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS AVALIAÇÃO
* O fazer musical;
* Apreciação musical;
* Formação de hábitos e atitudes básicas a educação musical;
* Prontidão;
* Atenção;
* Memória;
* Direção de som.
* Audição;
* Percepção visual;
* Percepção auditiva. * Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros.
* Ampliar seu conhecimento do mundo;
* Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de interpretações musicais.
* Desenvolver o potencial inventivo e musical;
* distinguir os elementos básicos da música;
* Desenvolver e estimular a musicalidade por meio de canções, parlendas, jogos e brincadeiras;
*Desenvolver atividades básicas á formação de uma atitude necessária educação musical.
* Reconhecer a música como uma linguagem artística e expressão do pensamento;
* Realizar atividades propostas envolvendo cantigas e brincadeiras de roda e outras cantigas folclóricas;
* Realizar atividades propostas envolvendo jogos, parlendas, trava-língua e outros;
* Escolher e executar instrumentos sonoros básicos da bandinha escolar;
* Conhecer e apreciar canções que fazem parte do repertório popular de nossa cultura. * Aparelho de som;
* Músicas variadas;
* Instrumentos musicais.
* Tambor;
* Observação do aluno e do grupo;
* Envolvimento com as atividades.
PLANEJAMENTO 2010
LINGUAGEM DO CONHECIMENTO –NATUREZA E SOCIEDADE (CIÊNCIAS NATURAIS)
DESCRITORES CURRICULARES
CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS
HABILIDADES PROCEDIMENTOS ESTRATÉGICOS
AVALIAÇÃO
* Ser humano;
* Animais;
* Vegetais;
* Água;
* Prevenção de acidentes;
* Higiene * Utilizar expressivamente e intencionalmente o movimento nas situações cotidianas e em suas brincadeiras;
* Estabelecer algumas relações entre espécies de seres vivos, suas características e suas necessidades vitais;
* Valorizar a vida nas situações que impliquem cuidados prestados a animais e plantas;
* Percepção dos cuidados com o corpo, prevenção de acidentes e a saúde de forma geral;
* Valorizar atitudes relacionadas ao bem estar individual e coletivo
* Causas de acidentes.
* Construir conceitos sobre a importância do cuidado com o corpo e com a saúde;
* Construir e ampliar conceitos sobre a compreensão de fenômenos por meio da observação;
* Adquirir conhecimentos
* Esquema corporal;
* Explorar os órgãos dos sentidos;
* Identificar e reconhecer as partes do corpo humano;
* Ter consciência do corpo;
Ter auto-estima e autoconfiança;
*Cuidar do corpo e da saúde adequadamente conscientizando-se sobre a importância e a necessidade de uma boa alimentação;
* Identificar o valor nutritivo e a procedência dos alimentos;
* Compreender os principais problemas ambientais resultantes das atitudes do homem.
* Conhecimento de aspecto da vida animal;
*Características físicas (locomoção, voz, habitat, tamanho, cor, bico/ boca, pata/perna/garra, pêlo/ pena/escama e necessidade (água, ar, etc.);
* Observação e realização de experiências relacionadas aos estados da água;
* Utilizar espelho na sala de aula;
* Músicas;
* Vídeos;
* Livros;
* Brincadeiras;
* Retro projetor;
* Jogos;
* Debates;
* Giz;
* Lousa;
* Folha mimeografada;
* Lápis de cor;
* Tesoura;
* Cola;
* Pesquisa;
* Painéis.
* Revistas;
* Fotos;
* Modelagem * Avaliar o desenvolvimento do aluno durante brincadeiras e jogos;
* trabalhos em grupo;
* Relacionamento com os colegas;
* Cumprimento das regras;
* Atitudes diante das situações do dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário